Planos de interpretação do património

Com a interpretação do património criamos emoções no visitante com o sentido de revelar o significado do património natural e histórico-cultural, de modo a despertar o desejo de contribuir para a conservação desse património.

A interpretação deve fazer com que a visita seja uma experiência enriquecedora e agradável. Pretende-se que o visitante desenvolva uma profunda consciência, apreciação e entendimento do lugar que visita.

A concepção dos planos de interpretação pode apresentar dois campos de acção: os potenciais visitantes e a comunidade local. Os residentes no território poderão funcionar como bons agentes na conservação, divulgação e promoção do património local.

Nos nossos projectos de interpretação desenvolvemos as seguintes fases:

  • Levantamento e análise dos recursos existentes.
    Inventariação dos diferentes recursos e definição do seu grau de interesse e atractividade.
  • Segmentação e análise dos potenciais visitantes.
    Para diferentes públicos (famílias, seniores, crianças, jovens) terão de ser utilizadas diferentes estratégias que possam ir de encontro às suas necessidades, interesses e expectativas.
  • Planificação dos meios de interpretação.
    Definição das formas mais eficazes de transmitir a mensagem aos diferentes grupos de visitantes. Poderão ser utilizados placards informativos, folhetos, visitas guiadas, visitas auto-guiadas, jogos, etc.
  • Execução dos materiais a utilizar nas actividades interpretativas.
    Produção de textos informativos adequados aos meios de interpretação e aos públicos previamente definidos. Elaboração dos materiais (placards, folhetos, publicações, jogos, etc.).
  • Formação de monitores para recepção e acompanhamento de visitantes.
  • Avaliação e monitorização do projecto.
    Definição, elaboração e análise de meios de avaliação. Apoio no ajuste das estratégias utilizadas e na produção e/ou realização de actividades.

Estes planos podem ser adaptados a qualquer local com potencial interesse turístico.

Próximas Actividades: